O artigo trata da diversidade atual no campo de atuação
do pedagogo, que além de atuar em instituições escolares,
também, vem atuando em instituições não-escolares. Apresenta
o projeto de extensão do curso de Pedagogia da UNICENTRO,
campus de Guarapuava-PR, que é desenvolvido na ala de Pediatria
do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, cujo objetivo
é propiciar ao acadêmico de Pedagogia durante sua formação
a oportunidade de desenvolver práticas e adquirir conhecimentos
sobre a atuação do Pedagogo em instituições não-escolares
como a hospitalar, através da escolarização hospitalar para a
continuidade dos estudos das crianças hospitalizadas. A metodologia
utilizada é de cunho qualitativo-interpretativo (ERICKSON,
1988; VASCONCELOS, 2002). Os resultados obtidos indicaram a
melhora do quadro sintomático da criança hospitalizada, pois a
mediação do acadêmico possibilitou a adaptação, a motivação,
e a ocupação sadia do tempo ocioso através de atividades diversas
de leitura, além de garantir o direito a educação.
do pedagogo, que além de atuar em instituições escolares,
também, vem atuando em instituições não-escolares. Apresenta
o projeto de extensão do curso de Pedagogia da UNICENTRO,
campus de Guarapuava-PR, que é desenvolvido na ala de Pediatria
do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, cujo objetivo
é propiciar ao acadêmico de Pedagogia durante sua formação
a oportunidade de desenvolver práticas e adquirir conhecimentos
sobre a atuação do Pedagogo em instituições não-escolares
como a hospitalar, através da escolarização hospitalar para a
continuidade dos estudos das crianças hospitalizadas. A metodologia
utilizada é de cunho qualitativo-interpretativo (ERICKSON,
1988; VASCONCELOS, 2002). Os resultados obtidos indicaram a
melhora do quadro sintomático da criança hospitalizada, pois a
mediação do acadêmico possibilitou a adaptação, a motivação,
e a ocupação sadia do tempo ocioso através de atividades diversas
de leitura, além de garantir o direito a educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário